sábado, 26 de outubro de 2013

Ansiedade - Causas/Consequências/Sintomas

Em pequena sofria muito de ansiedade. O medo dominava-me por completo, era uma fobia que vinha da educação que tive. (Não sei se alguma vez contei isto aqui no blog).
Então, eu começava por ter um "bichinho" na barriga. Sabia que algo me preocupava e temia a humilhação. Esse meu medo era dormir fora, então, o mundo todo punha-se contra mim e por mais que eu quisesse, não conseguia mentalizar-me que ía tudo correr bem. Não ia ter o meu espaço, não ia ter nada ali, depois a despedida dos meus pais ia ser dolorosa...aquilo realmente tomava-me por completo.


Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida.
A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, mas tão intensamente que se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem.

Sintomas:
Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:

  • Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar)
  • Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer
  • Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho
  • Medo extremo de algum objeto ou situação em particular
  • Medo exagerado de ser humilhado publicamente
  • Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade
  • Pavor depois de uma situação muito difícil.
  • Medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica)
  • Psicoterapia com psicólogo ou médico psiquiatra
  • Combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia).


Tratamento:
Existem três tipos de tratamento para os transtornos de ansiedade:
A maior parte das pessoas com ansiedade começa a se sentir melhor e retoma as suas atividades depois de algumas semanas de tratamento. Por isso, é importante procurar ajuda especializada na unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico precoce e preciso da ansiedade, o tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos.

É uma grande merda. Porque quando julgávamos ter ultrapassado, volta. Situações de ultima hora...o choro fez me a cara num bolo.
Socorro. O que faço?
Bizu, cooper'

Sem comentários:

Enviar um comentário